Ensaio: Liberdade Liberdade

Ator: Carlos Almeida Caff
Fotos: Maurício Code
Produção: Eduardo Moraes/EM Fotos

Em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, a liberdade total e definitiva finalmente foi alcançada pelos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), abolia de vez a escravidão em nosso país.
Mas será que a abolição realmente libertou os negros?
O racismo continua existindo de forma tão presente em nosso país, que pessoas negras relatam que até mesmo na hora de procurar por profissionais da fotografia, sentem-se discriminadas.
Foi a partir destes depoimentos, e de nossas fortes convicções, que convidamos o carioca, ator e modelo Carlos Almeida Caff, para dar a cor necessária ao ensaio “Liberdade Liberdade”.
Temos como meta em nosso trabalho, celebrar a diversidade e difundir a beleza de cada um.

Quando você discrimina uma pessoa, simplesmente pela cor de sua pele, você está tentando calar sua voz, negar seu direito de ver, pensar e existir. Isto é tão forte quanto as cenas deste ensaio, que não reproduz o sangue, de milhares de negros,  derramado por pura IGNORÂNCIA, mas traz para a luz, cenas que parecem fazer parte, apenas, dos livros de uma história vergonhosa.

Nosso desejo é que este ensaio lhe ajude a repensar a forma como você existe em uma sociedade de negros, quase sempre e infelizmente, ainda comandada por branca.

Celebramos aqui o sucesso da novela que nos inspirou, @Liberdade Liberdade, escrita por Mário Teixeira, com colaboração de Sérgio Marques e Tarcísio Lara Puiati, baseada em argumento de Márcia Prates, livremente inspirada no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz.

Atenciosamente
Maurício Code/Eduardo Moraes
(www.emfotos.com.br) 
















author
www.emfotos.com.br
Eduardo Moraes e Maurício Code